Informações Importantes

A importância da Informática na educação InfantilIMG_2355

Apesar de alguns questionamentos, a informática vem se tornando uma grande aliada na educação infantil. Não há como não reconhecer a importância da informática já que estamos vivendo em um mundo tecnológico e mais do que nunca ela é necessária para o futuro profissional na sociedade. Sua introdução na educação infantil leva conhecimento às crianças de modo diferenciado, por isso ela é um importante instrumento de apoio ao aprendizado. Como vivemos numa era moderna e tecnológica a educação não podem ficar para trás, desde que planejada e bem implantada as crianças só tem a ganhar com uso da informática dando-lhe mais possibilidades ao desenvolvimento.

A informática não será a solução mágica para a educação, mas é um instrumento pedagógico útil para enriquecer e melhorar o aprendizado, principalmente na educação infantil. Precisamos tomar consciência da necessidade de criar e inovar constantemente e começar isso desde cedo, com as nossas crianças.

Informática na educação infantil

IMG_2894

A informática tem grande importância para nós e introduzi-la na educação infantil pode colaborar muito para o aprendizado das crianças.A informática vem ganhando cada vez mais espaço na vida das pessoas, pois desde pequenos somos apresentados a diferentes tecnologias, afinal se o mundo está tecnológico não há como deixar de fora algo que irá fazer parte de nossas vidas. Por isso a informática vem ganhando grande importância na educação infantil e contribuindo de forma efetiva na aprendizagem, através dela os alunos aprendem a pensar, agir, raciocinar, aprendendo de um modo moderno e extremamente interessante.

Embora nem todas as escolas de educação infantil usem a informática, o número vem crescendo a cada dia, o que comprova os benefícios que a informática traz no aprendizado e na formação das crianças.

Objetivos da  informática na educação infantil 

IMG_2278

Um dos objetivos em introduzir a informática na educação infantil é que esta estimula a mente e o desenvolvimento intelectual das crianças, potencializando o aprendizado. Com linguagem e programação específica para educação infantil, a informática oferece as crianças um aprendizado diferenciado, estimulando e desenvolvendo áreas que talvez a aulas convencionais não consigam alcançar. As aulas não são meras brincadeiras, através de jogos direcionados a aprendizagem, a aula se torna mais criativa, dinâmica e motivadora, facilitando o aluno a desenvolver melhor sua compreensão, raciocínio lógico, interpretação, aprimoramento da coordenação, noções de igualdade e diferença entre outros. A informática é mais um método eficiente para o aprendizado da educação infantil e vem tendo êxito em seus objetivos.

“Utilizar a informática na educação, tanto em casa como nas escolas, tem que ter uma intenção”.

IMG_0221

A vertiginosa invasão da internet como meio de comunicação nos mais diversos segmentos do mundo moderno populariza rapidamente a utilização do computador, que não se restringe mais ao espaço do trabalho. É cada dia mais comum a presença desse equipamento em casa. E as crianças não estão alheias a esse processo. Curiosas que são, desde muito cedo querem ver as novidades que aparecem na tela, explorar o teclado e testar o mouse. E comemoram com alegria cada pequena conquista no universo da informática.

As escolas também estão atentas a esse movimento e oferecem às crianças mais oportunidades de contato com a informática. Mas é interessante estar atento para a forma de utilização da informática na educação. Não é importante que o aluno saiba apenas apertar teclas, mexer no mouse e entender como se conectar à rede.
Dentro de casa o uso do computador também pode ser interessante, desde que a criança não passe horas em frente à tela. Quanto menor a criança, esclarece a especialista, sua necessidade de estar em contato com o concreto, o físico, é mais importante que qualquer relação com o virtual.

Os jogos, são importantes, mas selecionar o conteúdo desses jogos é fundamental. Como, por exemplo, jogos que resgatem mais os valores humanos e não aqueles extremamente violentos que instigam a agressividade gratuita.

A internet também é um meio de comunicação surpreendente que, se bem utilizado, pode abrir portas importantes para que a criança encontre um diálogo com o mundo. No primeiro momento, o acompanhamento e apoio dos pais nessa descoberta é fundamental, não só para ensinar os caminhos, mas para orientar escolhas.

Copyright © 2014. All Rights Reserved. Desenvolvido por Primeiro Click.